Elza Piacentini

Elza Carolina Piacentini – Coordenadora do Spaço Sollua

Elza Carolina sempre foi uma buscadora. Já na infância, freqüentando a Igreja Metodista, fazia tantas perguntas que deixava os adultos cansados ou constrangidos. Quando adolescente, foi buscar respostas nos livros de Filosofia e Psicologia, os quais raramente compreendia. Com 16 anos, vestia um avental branco e ia assistir as aulas de Psicossomática na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Como não encontrava respostas para suas ansiedades, decidiu-se pela “prática”: foi militar nos partidos de esquerda, enquanto procurava equilibrar sua angústia intelectual com a arte: estudava Música e freqüentava a Faculdade de Ciências Sociais, História e Letras. Assim, concluiu os cursos de Educação Musical e Acordeom – no Instituto São Paulo – e Letras, na USP.  Mas, sentiu que procurando por meio do intelecto, nada encontraria pois seus neurônios não alcançavam suas indagações.

Enquanto isso, Elza teve quatro filhos, deu aulas de Música e Português, foi redatora, freqüentou aulas de expressão corporal e de teatro… Enfim, procurou apaziguar-se.

No final de 1972, teve então uma experiência que mudou seu rumo: foi convidada para beber a Hoasca (ou Daime) e teve sua primeira experiência de consciência ampliada. Percebeu então uma outra dimensão: a espiritual.

A busca foi reiniciada, agora no sentido de conseguir a mesma percepção de uma forma mais natural. A primeira experiência nesse sentido foi com o trabalho de Gurdjieff. Depois, ao conhecer Osho, as experiências vieram aos borbotões.

Após um período de vivência no Ashram do Mestre na Índia, começou a trabalhar com os grupos de crescimento no Brasil. Dedicou-se a traduzir os livros de Rajneesh (Osho) e teve a experiência de viver em uma comunidade, juntamente com seus quatro filhos.

Com a saída da comunidade, começou a traduzir livros de outros mestres e, foi justamente traduzindo um deles, que se decidiu por voltar a trabalhar com pessoas. Retornou para São Paulo e fundou o Spaço Sollua.

Para fundamentar melhor os trabalhos, uma vez que seus clientes agora não eram mais seguidores do Mestre, Elza voltou a estudar. Como autodidata, pesquisou a fundo as técnicas de Alexander Lowen (Bioenergética), Leonard Or (Renascimento), Janov (Grito Primal), entre outras.

Hoje em dia, o Spaço Sollua tornou-se uma escola (no sentido Gurdjieffiano) de autoconhecimento, sempre agregando novas técnicas e novos profissionais.

Elza Piacentini é responsável pela coordenação geral dos trabalhos de crescimento e de terapia transpessoal do Spaço Sollua.

Técnicas Terapêuticas

  • Terapia Transpessoal – atendimentos individuais e de casal
  • Condução e Coordenação – grupos de crescimento do Spaço Sollua